Plano de aula de inglês para crianças: My toys (Jardim 1 e 2)

Vocabulário: hello, hi, friends, ball, doll, blocks, car, it's a ...
Linguagem extra: I like books
Materiais: prepare para esta aula imagens dos brinquedos que serão trabalhados e fixe-as na lousa. 

Comentário: As aulas de inglês para crianças pequenas devem ser interativas e dinâmicas, pelo fato de cansarem muito facilmente diante a uma única e longa atividade. Precisamos entretê-los e trabalhar o vocabulário de forma repetitiva por meio de atividades lúdicas.
Atividades como brincar, jogar, cantar, ouvir histórias, desenhar, por exemplo, são comuns ao universo infantil e promovem maior participação da criança no processo de ensino-aprendizagem de inglês e o seu desenvolvimento enquanto falante da língua estrangeira.

1. Hello time
Escolha uma música de sua preferência para este primeiro momento (hello song). Cumprimente os alunos e incentive-os a dizer hello/hi para os friends.

2. Apresentando o tema da aula 
Coloque na lousa imagens de brinquedos.
Pergunte: What's new, students? 
Responda: Toys! Brinquedos!
Aponte para os brinquedos individualmente falando o nome de cada um. 
Interaja com as crianças perguntando "What's this?" e encoraje-os a responder "It's a ball." ; "It's a car." ; "It's a ..."
Diga "Let's say it together" e vá pronunciando "it's a ..." para cada brinquedo.


3. Listening time
Fale para os alunos "Let's listen and sing. Point to the toys." [explique em português o que vão fazer]
Toque e/ou cante a Toy Song. Repita pelo menos duas vezes, dando ênfase para os movimentos de apontar para os brinquedos conforme cantam.

Letra da música
I like books, books, books.
I like balls, balls, balls.
I like blocks, blocks, blocks.
I like dolls, dolls, dolls.
How about you? How about you?

4. Play time
Divida a sala em dois pequenos grupos ou mais (dependendo da quantidade presente em sua sala). Diga aos alunos "Let's pretend!" [Vamos fingir!]. Ensine-os as ações para cada brinquedo através de mimicas:

book [lendo]
ball [chutando]
blocks [como se estivesse construindo]
doll [balançando em seus braços].

Faça a brincadeira do Simon says mas na versão do teacher says.
Exemplo: Teacher says "ball". Então as crianças devem fazer o movimento correspondente. E assim a brincadeira continua para os demais brinquedos.

5. Working time
Toque e/ou cante o Work jingle. Depois, diga aos pequenos "Let's draw and color!" [Vamos desenhar e pintar.]

Letra da música
Work time, work time!
We like working.
We like working in English.
Listen ... shhh!

Nesta etapa você pode pedir que eles mesmos tentem criar seus próprios desenhos ou você pode leva-los impressos para apenas colorirem. Fica a seu critério! 😉
Circule pela sala questionando-os "What's this?". Incentive-os a responder "It's a ..."


6. Clean up time
Hora de guardar os materiais, organizar a sala de aula, entregar atividade para a teacher.

7. Goodbye time
Cante e/ou toque a Goodbye song.

Letra da música
Goodbye, children!
Goodbye, teacher
We had fun today!
We had fun today!
Goodbye!
Goodbye

Nenhum comentário:

Postar um comentário