Plano de aula de inglês com habilidades BNCC - 6ºano (English around the world)


Componente curricular: LÍNGUA INGLESA 
6º ano – 1º bimestre 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA  – “Englishes” in the map

Unidades temáticas

A língua inglesa no mundo
A língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira

Objetos de conhecimento

Países que têm a língua inglesa como língua materna e/ou oficial
Presença da língua inglesa no cotidiano

Habilidades

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Tempo estimado

3 aulas
1ª Etapa: uma aula para a contextualização do inglês falado em diversos lugares e para ativar o conhecimento prévio com questões gerais e perguntas de compreensão.
2ª Etapa: uma aula para o levantamento das características de leitura de mapas em exemplos.
3ª Etapa: uma aula para colocar em prática os conhecimentos construídos nas etapas anteriores.
Avaliação: uma aula. 
Se houver algum imprevisto, reserve uma ou duas aulas a mais na etapa necessária.


Desenvolvimento

Esta sequência didática objetiva construir uma postura crítica nos estudantes em relação à inexistência de uma língua inglesa padrão, bem como identificar as variações linguísticas existentes e legitimá-las como representações culturais de valor, a partir da leitura de mapas. 

1ª Etapa (Aula 1)
Warm up!

1. No mapa abaixo, identifique os continentes e escreva seus nomes em inglês. Se necessário, consulte um dicionário (use flechas para a identificação): 
Professor, a sugestão é dividir a sala em grupos para estabelecer uma competição. A resposta é: America (North America and South America), Europe, Africa, Asia, Oceania.



2. Em quais dos continentes abaixo o inglês é tido oficialmente como segunda língua?


O inglês está presente em todos os continentes como segunda língua.

3. Por que você acha que o inglês está presente em todos os continentes?
________________________________________________________
Professor, leve os estudantes a retomarem historicamente a colonização britânica e o poder da língua enquanto instrumento para este processo.

4. O inglês falado na Nigéria sofreu várias influências das outras línguas nativas faladas no país. Ligue as expressões da variação Nigerian Pidgin English com a variedade do inglês que aprendemos na escola:













Answer key:

1. k
2. g
3. b
4. c
5. a
6. h
7. j
8. f
9. d
10. e
11. i

Fonte: <https://matadornetwork.com/abroad/beginners-guide-to-nigerian-pidgin-english/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário