Sequência didática de inglês para 6ºano com habilidades BNCC - Como usar dicionários


Componente curricular: LÍNGUA INGLESA 
6º ano – 1º bimestre 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA  – The world of dictionaries

Unidades temáticas

Práticas de leitura e construção de repertório lexical
Estudo do léxico

Objetos de conhecimento

Construção de repertório lexical e autonomia leitora
Pronúncia

Habilidades

(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

Tempo estimado

3 aulas 

1ª Etapa: uma aula para a contextualização do gênero “verbete de dicionário” e para ativar o conhecimento prévio com questões gerais e perguntas de compreensão.
2ª Etapa: uma aula para o levantamento das características do gênero “verbete de dicionário” e de alguns aspectos linguísticos em exemplos.
3ª Etapa: uma aula para a produção final, que se destina a colocar em prática os conhecimentos construídos nas etapas anteriores.
Avaliação: uma aula. 
Se houver algum imprevisto, reserve uma ou duas aulas a mais na etapa necessária.

Desenvolvimento

Esta sequência didática objetiva fazer com que os estudantes conquistem autonomia ao manusear diferentes dicionários em diferentes suportes, de forma a reconhecer suas especificidades (disposição das informações com relação à definição, à classe gramatical e aos exemplos de uso). O foco será, no entanto, no dicionário bilíngue. Além disso, espera-se que eles construam um repertório lexical a partir deste contato com os dicionários, com foco na formação de palavras (substantivos). Para isso, ao final da sequência, eles deverão ser capazes de produzir um Picture Dictionary, ou seja, um dicionário ilustrado com palavras que eles selecionarem no dicionário bilíngue e que pode ser alimentado ao longo da disciplina.

1ª Etapa (Aula 1)
Warm up!

1. Quando você não sabe uma palavra em inglês, onde/com quem você geralmente pesquisa: na internet, com amigos ou no dicionário?
_________________________________________________________

2. Você sabe como pesquisar uma palavra no dicionário?
_________________________________________________________
Professor: chame a atenção para a organização alfabética das palavras no dicionário.

3. Você já se enganou com uma palavra que buscou no dicionário? De que forma? Por quê? 
_________________________________________________________
Professor: chame a atenção dos estudantes sobre a importância de saber a classe gramatical das palavras no contexto em uso (por exemplo, se o estudante buscar por “era” no dicionário e não souber se é o passado do verbo to be ou se é um substantivo, ele encontrará termos completamente diferentes).

4. Quando foi a última vez que você usou um dicionário? Ele era um dicionário on-line ou impresso? Na sua escola, qual é o mais usado?
_________________________________________________________
* Esta atividade pode ser realizada oralmente.

5. Write T (True) or F (False).
a) ( ) Um Picture Dictionary é um dicionário que apresenta as definições dos termos com desenhos ou fotografia.
b) ( ) O dicionário pode apresentar o gênero (masculino ou feminino) da palavra.
c) ( ) Os bons dicionários só têm versões impressas. F 
Professor, chame a atenção dos estudantes para o fato de que vários dicionários com alto grau de reconhecimento também têm plataformas de consulta on-line.
d) ( ) Apenas o dicionário monolíngue apresenta a transcrição da pronúncia da palavra. F
Os dicionários bilíngues também costumam apresentar. A transcrição vem, geralmente, entre barras.
e) ( ) Os dicionários monolíngues e bilíngues fornecem informações sobre a classe de palavras dos termos (substantivo, adjetivo, verbo etc.). T
2ª Etapa (Aula 2)
1. Um dicionário monolíngue ou bilíngue poderá fornecer as seguintes informações sobre um termo: 1) possibilidades de pronúncia de um termo; 2) a categoria gramatical de um termo (adjetivo, substantivo, advérbio etc.); 3) diferentes definições de um mesmo termo; 4) exemplo de como um termo é usado. Consulte um dicionário bilíngue, escolha um termo e encontre as seguintes informações:

Possibilidade(s) de pronúncia: _____________________________
Definições: _____________________________________________
Exemplos de uso: ________________________________________
Categoria gramatical: _____________________________________

2. A palavra dictionary é um substantivo (noun, em inglês), ou seja, é usada para identificar um objeto. De forma geral, para formar um substantivo, temos os seguintes sufixos (terminações). Procure, no seu dicionário impresso ou on-line, mais um exemplo de palavras com esses sufixos.


3ª Etapa (Aula 3)
1. Let’s play! Crie um Picture Dictionary com nouns que você pode buscar no dicionário bilíngue (use sua criatividade). 

2. Agora, troque seu Picture Dictionary com um colega e peça que ele escolha duas palavras para escrever a definição em português.

Avaliação
Acompanhamento das aprendizagens/habilidades dos estudantes

Tratando-se de uma disciplina de língua estrangeira, a avaliação deverá ser feita de forma contínua, considerando-se principalmente o desenvolvimento das habilidades de produção do gênero trabalhado e cada contexto de aprendizagem. 
Nesta sequência, por exemplo, o professor pode avaliar levando em conta a quantidade de termos inseridos no Picture Dictionary, ou seja, se o número de termos é satisfatório e se as relações estabelecidas entre as figuras e os termos escolhidos pelo estudante estão coerentes.

Referência: English and More - Richmond

Nenhum comentário:

Postar um comentário