Inglês 6ºano - Sugestão de aula EAD com gabarito e habilidades (compreensão leitora e to be)








GABARITO

Exercício 1
Habilidade trabalhada: (EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
Resposta: Alternativa D. Do ponto de vista da estrutura e da intenção comunicativa, a principal característica de um fact file (ficha informativa) é listar dados básicos sobre um determinado assunto.
Distratores: A alternativa A não é adequada porque fact files não são caracterizados por conterem informações pessoais. Seriam necessários outros atributos para caracterizá-lo como pertencente ao gênero. A alternativa B também está inadequada porque fact files não requerem tópicos relacionados a figuras populares. Por fim, a alternativa C não se aplica porque um fact file não é caracterizado pela ordem cronológica dos fatos apresentados. 
Orientação: Dificuldades nesta questão podem indicar que os estudantes não conseguem perceber a finalidade e o uso que se pode fazer de fact files. Para reforçar esse tema, você pode buscar novos textos neste mesmo site utilizado na questão (há fast facts sobre pessoas, lugares, festividades, organizações políticas etc.), apresentar aos alunos e trabalhar com perguntas o contexto de produção dos fact files, por exemplo, “Quem escreveu?” – o time editorial da rede de notícias CNN, uma empresa de notícias americana composta de canais de TV e jornalismo on-line; “Por que escreveu?” – um canal de notícias tem como função principal levar ao público geral notícias e, mais recentemente, com os sites on-line, esses canais tornaram-se também bibliotecas confiáveis para pesquisas; “Quando escreveu?” – é interessante notar que alguns fact files encontrados no website têm data de publicação antiga – 2013, por exemplo, mas as datas de atualização são recentes, o que faz com que os leitores queiram retirar informações desta fonte, pois sabem que são atuais; “Onde é publicado?” – o fato de esses documentos estarem on-line traz a necessidade dessa atualização constante, o que é mais uma característica do gênero; “Quem teria interesse em ler?” – estudantes de escolas, universidades ou cursos livres, jornalistas, curiosos etc.).  Se necessário, proceder com o mesmo tipo de análise com fact files de outras fontes. 

Exercício 2
Habilidade trabalhada: (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
Resposta: Alternativa D. De acordo com o texto, Cristiano Ronaldo tem quatro filhos (Alana, Eva, Mateo e Cristiano Jr.).
Distratores: A alternativa A está incorreta porque, de acordo com o texto, o aniversário de Cristiano Ronaldo é no dia 5 de fevereiro. A alternativa B também está incorreta porque Jose Dinis Aveiro é o nome de seu pai. Seu nome de nascimento é Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Por fim, a alternativa C também está incorreta porque sua mãe não é jardineira, mas, sim, cozinheira (a cook). Quem desempenha a função de jardineiro (a gardener), na verdade, é o pai dele.
Orientação: Dificuldades nesta questão podem indicar problemas com a compreensão leitora e, em particular, a habilidade de localizar e interpretar informações específicas em um texto. Se este for o caso, conversar com outros professores, em especial com o de Língua Portuguesa, para intensificar as atividades de leitura com os estudantes que se saírem mal nessa questão (ou com a turma toda, se a dificuldade for generalizada). Se a questão tiver trazido problemas a muitos estudantes na turma, analisá-la com eles ao entregar as avaliações. Perguntar aos que acertaram como chegaram nas respostas. Trabalhar estratégias de scanning, como usar pistas tipográficas para chegar a uma informação, por exemplo, procurar números pelo texto quando se precisa conferir uma data, ler apenas as partes em negrito para localizar em que linha está o nome do jogador, procurar uma palavra mesmo sem saber o seu significado – como pode ser o caso de gardener – e relacioná-la à outra – father, por exemplo, apenas por elas estarem na mesma linha etc. É importante notar que a resposta esperada da atividade não está dada de forma direta no texto: os estudantes devem localizar os nomes dos filhos de Cristiano Ronaldo e contá-los para chegar à resposta. 


Exercício 3
Habilidade trabalhada: (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Resposta: Alternativa B. Nesta alternativa, há o uso adequado do presente do indicativo do verbo to be na terceira pessoa do singular e do plural na forma interrogativa.
Distratores: A alternativa A traz uma opção adequada (Who is he?), mas está incorreta porque a segunda pergunta pede que o verbo concorde com o pronome he na terceira pessoa do singular, e a última lacuna deve ser preenchida por are, e não is, já que o verbo deve concordar com his parents’ names, que corresponde à terceira pessoa do plural. A alternativa C também está incorreta porque a segunda lacuna deve ser preenchida por is, e não are. Por fim, a alternativa D também está incorreta porque a primeira e a segunda lacunas devem ser preenchidas por is e a última por are.
Orientação: Caso haja dificuldades com esta questão, reforçar com os estudantes as conjugações do verbo to be no presente do indicativo, de acordo com as pessoas do discurso. Se necessário, rever os pronomes e pedir a eles que identifiquem a quem esses pronomes se referem. Como atividade de reforço, você pode propor um jogo de adivinhações em que você atribui a um aluno um nome (às vezes de um personagem, às vezes de uma dupla ou um grupo de pessoas) que ele deve manter em segredo. Os outros fazem perguntas usando o verbo to be para tentar adivinhar quem é a pessoa ou grupo de pessoas. Os estudantes precisarão ter cuidado para utilizar o pronome e o verbo adequadamente dependendo do número de pessoas que estiverem sendo representadas. Essa brincadeira pode se repetir até que você sinta que os estudantes já não demonstram dificuldade. 

Exercício 4
Habilidades trabalhadas: (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. 
Resposta: I. He is / His name is. II. Cristiano Ronaldo is from  / He is from. III. are
Justificativa: Para responder à pergunta I, o estudante deve utilizar o pronome he (já que se refere a Cristiano Ronaldo e o pronome masculino já foi mencionado na pergunta), seguido do verbo to be, conjugado na terceira pessoa do singular (is), com ou sem contração. Uma outra possibilidade é usar o possessive adjective na construção His name is, com o verbo to be também conjugado na terceira pessoa do singular, com ou sem contração; para responder à pergunta II, deve-se novamente usar o pronome He (já que o pronome masculino já foi mencionado na pergunta), seguido do verbo to be conjugado na terceira pessoa do singular (is), com ou sem contração; para responder à pergunta III, o estudante deve usar o verbo to be conjugado na terceira pessoa do plural (are), já que o plural – his parents’ names – já foi mencionado na pergunta).
Orientação: Caso haja dificuldade nesta questão, reforçar com a turma o uso da forma afirmativa do presente do indicativo no verbo to be. Essa revisão pode ser feita por meio da extensão da brincadeira proposta na orientação da Questão 3, por exemplo. Depois de adivinharem, eles escrevem em seus cadernos três ou quatro frases descrevendo as pessoas famosas vistas durante a brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário