Projeto de inglês 9ºano - Contos de fadas modernos (estereótipos)


HABILIDADES:
(EF09LI01) Fazer uso da Língua Inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e recursos linguísticos voltados à comunicação.
(EF09LI02) Apreciar respeitosamente o discurso do outro
(EF09LI04) Compreender e selecionar as ideias-chave de textos orais por meio de tomada de notas.
(EF09LI06) Planejar apresentações para explicar, debater, e propor soluções para situações-problema, compartilhando-as oralmente com o grupo.
(EF09LI11) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.
(EF09LI21) Discutir a comunicação intercultural por meio da Língua Inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Matriz de saberes
1: Pensamento Científico, Crítico e Criativo
3: Comunicação
5: Autonomia e Determinação
9: Repertório Cultural

Projeto composto por 4 aulas (atividades).

Professor (a), nesta sequência de atividades cujo tema é contos de fada, os estudantes retomarão o gênero contos fadas para pensar em contos de fadas modernos.
Participarão de uma discussão sobre estereótipos presentes nesse tipo de conto. As atividades de prática de uso de língua envolvem diálogo sobre o gênero textual, levantamento sobre o léxico que conhecem a respeito, leitura de um trecho de um conto de fadas tradicional para trabalho com os recursos linguísticos típicos do gênero. Como produto das diversas atividades, serão convidados a criarem seu próprio conto de fadas, em uma versão moderna, com animação, em um projeto que pode envolver outras disciplinas, como Arte e História, com uso da sala de informática.

ATIVIDADE 1- FAIRYTALES

Professor(a):
Inicie a aula com um warmer de sua preferência e então informe aos alunos que assistirão a um vídeo e procurem identificar do que se trata.
A seguir, você pode mostrar o vídeo sem som em um primeiro momento, e deixar que os estudantes conversem sobre o que acham que a personagem está falando, fazendo. Depois, eles podem assistir novamente com o som e confirmar hipóteses. A ideia é não aprofundar a temática ainda, e sim instigar os estudantes para que pensem sobre esse tipo de narrativa, quem é o público-alvo, o que acham sobre esse tipo de história/filme.
Questione os estudantes sobre o que acabaram de assistir e abra espaço para que coloquem suas percepções a respeito. Algumas possibilidades para formentar a discussão: o conto de fadas ainda existe em tempos modernos? Qual o estereótipo feminino que se apresenta nesse tipo de narrativa? A princesa no vídeo faz a limpeza do apartamento junto com seus ”amigos”: isso faz parte das atividades de uma ”princesa”? Qual a ideia de “princesa” que temos hoje? Essa ideia se transformou? E a de “príncipe encantado”? Existe? Qual a história original/ conto de fada que inspirou esse filme?
Aproveite o restante da aula para explorar a descrição do espaço do apartamento, trabalhando com vocabulário relativo a mobília e atividades que as personagens estão fazendo (household activities), já que estão organizando/limpando o apartamento.

Teacher Language: Let's watch a video, What is the story talking about? What do you understand about the vídeo, share with your partner, Let's do it together!


Para o (a) estudante: BAIXAR ATIVIDADE EM PDF.

ATIVIDADE 2 - CINDERELLA FAIRYTALE

Professor(a):
Após os procedimentos iniciais de aula e a retomada da aula anterior, informe aos estudantes que esta atividade tem por objetivo fazer com que os estudantes conheçam uma versão do conto de fadas Cinderella, em inglês.
Para a leitura, você poderá projetar, em sala de aula, uma das sugestões de sites que apresentam a história para que os estudantes respondam, ou escolher um excerto inicial para imprimir para os estudantes. Nesta atividade os estudantes buscarão apenas identificar o assunto geral da história por meio da estratégia de skimming. 

Teacher language: Read the text and find some specific informations; reading for specific purpose: Skimming. Let's answer together.

Material de apoio:

Para o (a) estudante: BAIXAR ATIVIDADE EM PDF.

ATIVIDADE 3 - READING TO UNDERSTAND

Professor(a):
Nesta aula, os estudantes são convidados a buscar outras informações e localizar estruturas linguísticas que expressam as ideias-centrais da história, nesse excerto do conto de fadas Cinderela. Aqui eles podem usar o dicionário para pesquisar algumas expressões-chave (sugerimos que você indique quais são, para evitar que os estudantes usem estratégias pouco eficientes para a leitura, como por exemplo pesquisar todas as palavras desconhecidas.
Ajude-os a tentarem adivinhar o significado de palavras por meio da análise do contexto no qual se encontram. Você também poderá ampliar o repertório cultural dos alunos sobre a origem desse conto de fada em outras culturas. Se for possível computador com acesso à internet em sala de aula, mostre e leia trechos do artigo do site abaixo e proponha que os estudantes investiguem a história de outros contos de fada e suas origens.

Opção: você pode usar um trecho de um episódio da série “Once upon a time” e propor uma comparação elementos de um conto de fadas tradicional e de um moderno e/ou de uma releitura, como proposto na série.

Observação: Selecione, prepare e adpate um exerto da história de acordo com a realidade da sua turma. 

Sugestão de atividade para ser trabalhada com o fragmento que você escolher:
Read the story again. Do the following tasks:
a) Underline the action verbs.
b) Circle in red the state verbs.
c) Circle in blue the expressions that introduce the first and the third paragraphs.
d) Paint in yellow words related to family members.
e) Paint in green words related to characteristics (people, clothes, feelings).

ATIVIDADE 4 - CREATING YOUR FAIRYTALE

Professor(a):
Nesta atividade os estudantes criarão seu próprio conto de fadas, com base no esqueleto daquele lido por eles nas atividades anteriores, porém agora eles farão uso deu seu conhecimento de vocabulário e de realidade para criar um conto “moderno”.
Parte I - Explique aos estudantes que utilizem vocabulário que analisaram na atividade da aula anterior, bem como o dicionário para pesquisarem outras expressões/palavras que queiram usar. Esse rascunho será produzido com o template e passará por revisão para que possa compor a segunda etapa da atividade.
Parte II - Esta atividade deve ser realizada em consonância com as aulas de informática. A proposta dessa segunda aula é que os estudantes utilizem ferramentas diferenciadas para produção oral e escrita, estimulando a sua criatividade. Leve os alunos à sala de informática e oriente-os a acessarem o site Voki. Por meio desta ferramenta gratuita, os estudantes podem criar seus personagens da maneira que quiserem (é possível alterar cor da pele, olhos, cabelos, cenários), já que há uma infinita possibilidade de combinações e criações, e gravarem até 60 segundos de fala. Para aqueles estudantes que ainda se sentem relutantes nas práticas orais, este é um excelente estímulo e uma ótima oportunidade de se ouvirem falando inglês. Eles também podem combinar seus contos, de maneira que um grave uma fala e o outro uma resposta e depois apresentem à classe seu produto final.

Variação: Caso não seja possível usar o aplicativo, as histórias inventadas pelos estudantes poderão ser dramatizadas (com o apoio do professor de Arte, por exemplo) e dramatizadas/encenadas para socialização com a escola. As histórias também podem ser ilustradas e compor um mural de histórias para leitura das outras turmas, ficando disponível em corredores/murais na escola.  

Teacher language: work in groups, let's create your own fairytale, Enjoy yourselves creating your story.

Site para criação da história: https://www.voki.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário