Future (will) - Plano de aula 8ºano - Habilidades BNCC

What the future holds
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Objetivos gerais:
Apresentar e refletir sobre o futuro quanto à vida pessoal, à ciência e aos direitos humanos.
Desenvolver leitura e compreensão oral.
Fazer previsões sobre o futuro utilizando “will”.

EIXOS:
Oralidade.
Leitura.
Conhecimentos linguísticos.

UNIDADES TEMÁTICAS:
Compreensão oral.
Produção oral.
Estratégias de leitura.
Avaliação de textos lidos.
Estudo do léxico.
Gramática.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/jornalístico.
Produção de textos orais com autonomia.
Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos.
Construção de repertório lexical.
Reflexão pós-leitura.
Verbos para indicar o futuro.

HABILIDADES:
(EF08LI03)
Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

COMPETÊNCIAS GERAIS:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

AULA 1

Objetivos específicos:
Ler e refletir sobre citações sobre o futuro.
Empregar o verbo “will” para fazer previsões sobre o futuro.

Atividade 1: Tratando do futuro

Recursos didáticos:
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).

Tempo estimado: 5 a 10 minutos.

Organização: toda a turma em um único grupo.

Escrever as seguintes frases (quotes) no quadro:

1 “You will never win if you never begin.”

2 “The only thing we know about the future is that it will be different.”     

3 “Our future will be shaped by the assumptions we make about who we are and what we can be.”

4 “The vast possibilities of our great future will become realities only if we make ourselves responsible for that future.”

Perguntar aos/às estudantes:
What do these sentences have in common?
They all talk about the future.

Do they have a positive or negative view about it?
Respostas pessoais. Discutir cada frase. Se for necessário, orientar que consultem o vocabulário desconhecido em um dicionário bilíngue.

What is important for the future according to these quotes?
Respostas possíveis: Na primeira frase, é dito que, para vencer, é preciso dar o primeiro passo em direção ao que se deseja; na segunda, afirma-se que o futuro é indefinido, mas que será diferente; na terceira, que nos baseamos nas suposições que fazemos acerca de nós mesmos; e a última afirma que as vastas possibilidades de nosso grande futuro se tornarão realidades apenas se nos tornarmos responsáveis por ele.

Which is your favorite quote? Why?
Respostas pessoais.

Do you have any idea whose quotes they are?
Respostas pessoais.

Dizer a quem são atribuídas as frases e em qual época os/as autores/as viveram:
1. Helen Rowland was an American journalist and humorist. For many years she wrote a column in the New York World newspaper called Reflections of a Bachelor Girl. Many of her pithy insights from these columns were published in books.
2. Peter Drucker (1909-2005) was an Austrian-born American management consultant, educator, and author, whose writings contributed to the philosophical and practical foundations of the modern business corporation.
3. Rosabeth Moss Kanter (1943-) is the Ernest L. Arbuckle professor of Business at Harvard Business School. She is also director and chair of the Harvard University Advanced Leadership Initiative.
4. Gifford Pinchot (1865-1946) was an American forester and politician. Pinchot served as the first Chief of the United States Forest Service from 1905 until his firing in 1910, and was the 28th Governor of Pennsylvania, serving from 1923 to 1927, and again from 1931 to 1935.

Destacar a atemporalidade das citações.
Se houver a possibilidade do uso da internet e da projeção de imagens, pode-se preparar um slide com as frases e algumas imagens dos/as seus/suas possíveis autores/autoras.

Atividade 2: Usando “will” para tratar de (in)certezas e previsões

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 5 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo.

Escrever os seguintes trechos das citações no quadro:
1. You will never win if you never begin.
2. It will be different. 
3. Our future will be shaped by the assumptions we make…
4. The vast possibilities of our great future will become realities.

Perguntar aos/às estudantes:
Essas frases se referem ao passado/presente/futuro?
Futuro.

Qual é a forma verbal de futuro utilizada nesses exemplos?
“Will + base form” nas frases 2 e 5 e “will + passive voice” nas frases 1 e 4. Comentar a forma “will + be + participle”, na qual o foco recai sobre a ação que é praticada, e não sobre quem a pratica.

Qual a intenção das outras frases?
a) fazer uma previsão sobre o futuro. X
b) fazer afirmações sobre o futuro.

Atividade 3: Fazendo previsões sobre sua vida daqui a 20 anos

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: individual e, posteriormente, em duplas.

Discutir com os/as estudantes sobre quais aspectos de sua vida daqui a 20 anos eles/elas poderiam pensar. Sugestões: marital status, place to live, having kids or not, work, abilities, occupation etc.
Pedir a eles/elas que criem frases com “will + base form” e/ou “will + not (won’t) + base form”. 
Exemplos:
I will be married.
I won’t live here.
I will have three kids. I will have a boy and a girl.
I will be a writer / teacher / scientist.
I will not live in an apartment, I will live in a house.
Orientar os/as estudantes a descobrir com quem eles/elas têm mais coisas em comum sobre o futuro. Para isso, terão de ler as suas frases e ouvir as dos/as colegas, identificando as que revelam características em comum.

Atividade 4: Lendo notícias/manchetes sobre o futuro

Recursos didáticos: 
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo.

Escrever as seguintes manchetes e os excertos de notícias sobre o futuro no quadro. 
1. “By 2100 none of the world’s biggest cities will be in China, the US or Europe”
Disponível em:

2. “Technology will not replace teachers”
Disponível em:

3.Tomorrow’s doctors will be replaced by machines, so their role will be of an advisor.” 
Disponível em:

4. “With a trillion sensors gathering data everywhere (autonomous cars, satellite systems, drones, wearables, cameras), you’ll be able to know anything you want, anytime, anywhere, and query that data for answers and insights.”
Disponível em:

Fazer as seguintes perguntas aos/às estudantes:
Are these predictions about the future positive, negative or neutral?
Respostas pessoais.

Which areas do they talk about?
Geography, technology and careers (teacher and doctor).

Which one is the most interesting for you? Why?
Respostas pessoais.

Which one is the least interesting? Why?
Respostas pessoais.

Pedir aos/às estudantes que digam qual forma de futuro é usada (will) e quais são os verbos principais de cada sentença. Se julgar oportuno, perguntar também sobre a forma passiva (will be replaced) e relembrar que be able to é usado como o futuro do verbo can.

AULA 2

Objetivos específicos:
Ler um fragmento de um texto sobre igualdade de gênero na ciência e refletir sobre o tema.
Trabalhar a estratégia de leitura inferência.
Fazer previsões sobre o futuro.

Atividade 1: O que é STEM / Pré-leitura

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 5 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo.

Escrever no quadro a sigla STEM e perguntar aos/às estudantes se a conhecem. Se não conhecerem, explicar que STEM é um acrônimo em língua inglesa usado para designar quatro áreas do conhecimento e sua interrelação: ciências, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Math) e que, no contexto educacional, propõe uma abordagem interdisciplinar entre elas.
Perguntar aos/às estudantes com qual/is dessas áreas eles/elas mais se identificam.

Atividade 2: Leitura de um fragmento de texto sobre mulheres que trabalham com STEM

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo e, posteriormente, estudantes individualmente.

Explicar aos/às estudantes que lerão um fragmento de um texto sobre igualdade de gênero nas áreas abarcadas em STEM. Pedir que elenquem hipóteses sobre o que eles/elas lerão e escrevam-nas no quadro. Para guiá-los, perguntar se sabem o que é gender equality e se acham que existe igualdade de gênero em seu contexto.
Escrever no quadro o fragmento a seguir e perguntar se ele se relaciona com as hipóteses que pensaram sobre o texto.
“The under-representation of women in Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) translates into the loss of a critical mass of talent, thoughts and ideas, which hinders countries from reaching their maximum development potential.”
Gender Equality and Women’s Empowerment through and for Science. 


Pedir que marquem se as seguintes afirmações sobre o fragmento são respostas verdadeiras (true) ou falsas (false).

I. Women are represented in STEM. 
False. Elas são sub-representadas.

II. Representation in STEM helps countries with talent, thoughts and ideas. 
True. A perda (loss) desses elementos é ruim.

III. Talent, thoughts and ideas are good for the development of a country. 
True. A perda desses elementos faz que os países não atinjam o seu potencial máximo.
Orientar a turma a relacionar as palavras extraídas do texto com as suas definições a partir do contexto em que elas são usadas. 

I. under-represented
II. translates
III. hinders
IV. reach

a) insufficient, in a low number I
b) arrive at; get as far as  IV
c) express the sense of  II
d) creates difficulties III

Qual dessas afirmações define o conteúdo do texto?
I. A representação das mulheres em STEM se traduz em uma massa crítica de talento, pensamentos e ideias, o que é negativo. 
Definição errada. A representação feminina é menor do que deveria ser, o que dificulta o desenvolvimento.
II. Quanto maior o número de mulheres envolvidas em STEM, maiores as possibilidades de um país alcançar seu potencial. 
Definição correta.
III. Quanto mais destaque for dado às matérias do STEM, maiores as chances de um país ser desenvolvido. 
Definição errada. O texto discute a participação das mulheres nessas matérias, não a importância do STEM em si.

Atividade 3: Reflexão sobre igualdade de gêneros em 2040 / Pós-leitura

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 5 a 10 minutos.
Organização: estudantes em duplas.

Orientar os/as estudantes a discutir em duplas as previsões sobre o futuro da igualdade de gêneros. Escrever as seguintes sentenças no quadro e pedir que apontem se acham que elas acontecerão ou não em 2040, utilizando “will” e “will not”.

In 2040, … 
men and women will/will not have the same rights.
gender equality will/will not be a reality.
violence will/will not be a problem in my community.
more girls will/will not study science.
men will/will not get more money in their jobs.
women will/will not get more money in their jobs.
men and women will/will not have the same salaries.
women will/will not be more respected than they are now.
Discutir com os/as estudantes a razão das suas escolhas.

Atividade 4: Fazendo previsões sobre STEM em 2040

Recursos didáticos:  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: estudantes em duplas.

Orientar os/as estudantes a fazer previsões sobre o futuro quanto às áreas abrangidas no STEM (ciências, matemática, engenharia e tecnologia). O que irá acontecer em 2040? Devem pensar em novidades tecnológicas, possíveis invenções e descobertas da humanidade (will be able to do), como serão as cidades e as moradias etc.
Orientá-los/as a fazer suas previsões utilizando o modal “will”. Ao final da atividade, pedir que compartilhem suas frases com o restante do grupo e reflitam se as previsões para o futuro são otimistas ou pessimistas.

Acompanhamento das aprendizagens

As atividades a seguir podem ser feitas como prática complementar de acompanhamento das aprendizagens dos/as estudantes.

Observação: a língua inglesa ao nosso redor
Pedir aos/às estudantes que prestem atenção às letras de música em língua inglesa que tenham verbos no futuro com “will”. Se o número de contribuições for grande, elaborar uma lista de músicas/artistas para que a classe possa consultar.

Class poll
Dizer aos/às estudantes que irão fazer previsões sobre a turma. Escrever as seguintes frases no quadro e pedir que as completem.

1 … will travel more in the future.
2 … will study longer.
3 … will live close.
4 … will have more children/no children.
Anotar no quadro algumas respostas da turma e comentar as semelhanças e diferenças entre elas. 

Autoavaliação 
A autoavaliação a seguir pode auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas neste plano. Pedir aos/às estudantes que respondam “sim”, “em progresso” ou “não” às questões, por escrito ou oralmente.

Consigo fazer previsões sobre o futuro a respeito de minha vida pessoal?
Consigo fazer previsões sobre o futuro utilizando o modal “will”?
Fui capaz de inferir o significado das palavras por meio do contexto?

Aferição do desenvolvimento dos/as estudantes
As questões a seguir podem auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que as respondam por escrito ou oralmente:

Quais são as técnicas de leitura que contribuíram para o seu entendimento dos textos desta sequência?
Respostas pessoais.
Você utiliza corretamente “will” nas formas afirmativa e negativa para fazer previsões sobre o futuro?
Respostas pessoais.

Critério de avaliação 
Considerando as habilidades a seguir, analisar se os/as estudantes conseguiram: 
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões.
(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Referência: Peacemakers

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