Atividade de inglês com habilidades EF07LI12, EF07LI13, EF07LI18 (7ºano) Endangered Animals - Gênero: Bar Graph

 

1. Sua turma vai participar de uma campanha na escola sobre a importância da proteção aos animais. Você ficou responsável por criar um gráfico de barras (bar graph) com informações sobre alguns animais extintos. Planeje sua produção levando em consideração as questões abaixo.

a) Para qual público seu gráfico será apresentado?

b) Qual é a finalidade de se criar um gráfico sobre animais em extinção?

2. Para ajudá-lo a compor seu gráfico, leia o texto a seguir e, na sequência, faça o que se pede.

Extinct animals...

Earth is home to lots of wonderful wildlife! But sadly, some species that once called our planet home today no longer exist. [...] There are ‘recently extinct’ animals, too – animals that have died out since the 1500s. Join us as we travel back in time to discover the sad stories of [...] these incredible creatures…

Glossário

blame: culpados
brought: trouxeram
catch: capturar
century: século
defenceless: indefesos
early: no início
feathers: penas
flightless: não voadores
guzzled: engoliam
known as: conhecido como
meats: carnes
out-competed: disputavam
sailors: marinheiros
unafraid: sem medo
wildlife: fauna
wiping them out: acabando com eles

Localize as informações a seguir no texto e as organize na tabela abaixo, levando em consideração a ordem de extinção dos animais e partindo daquele que desapareceu primeiro.

3. Agora, crie uma legenda para o seu gráfico, descrevendo asinformaçõessobre os animais extintos. Para isso, considere os dados que organizou na atividade 8, não deixando de pensar no público e na finalidade de sua produção, definidos na atividade 7. Dica: a legenda deverá ser escrita no passado. 


4. Chegou a hora de criar seu gráfico de barras! Indique o nome dos três animais que você conheceu e o ano em que foram extintos. Também use cores e tamanhos de barra diferentes para cada animal, para que seja possível visualizar melhor as informações. Não se esqueça de elaborar um título para sua produção e de inserir a legenda que criou anteriormente!


GABARITO COMENTADO

1.
Objeto (s) de conhecimento
:
Pré-escrita: planejamento de produção escrita, com mediação do professor

Habilidade:
(EF07LI12)
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

Grade de correção

As respostas a essas questões podem variar. Porém, independentemente da maneira como os estudantes as escreverem, elas deverão conter informações sobre o público e a finalidade do gráfico. Algumas respostas possíveis são: a) Meu gráfico será apresentado aos colegas da escola e à comunidade em torno dela.; b) Um gráfico sobre animais em extinção pode conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger a fauna.

X Responder às questões sem indicar, devidamente, o público e a finalidade do gráfico será considerado erro.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não consiga responder às questões com as informações necessárias, é possível que não tenha se familiarizado com as características do gênero em questão e/ou não consiga visualizar o contexto de produção a ser seguido. Para incentivar o estudante a lidar melhor com essa forma de planejamento, é importante trabalhar dois pontos: (1) as características do gráfico de barras e (2) o planejamento da escrita em função do contexto, por meio de discussões e orientações sobre textos de gêneros diversos. Assim, o estudante entrará em contato com diferentes organizações textuais e poderá, a partir delas, selecionar e preparar gráficos sobre assuntos específicos, para contextos variados.

2.
Objeto (s) de conhecimento:

Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com mediação do professor

Habilidade:
(EF07LI13)
Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

Grade de correção

Nessa questão, os estudantes deverão completar a tabela com as informações do texto, organizando-as de acordo com o ano de extinção de cada animal. Assim, o animal em primeiro lugar (1st) será aquele que foi extinto há mais tempo e os outros seguirão a ordem dos anos:

• 1st – Animal: Dodo; Year of extinction: 1680; Cause for extinction: Animals;

• 2nd – Animal: Great Auk; Year of extinction: 1844; Cause for extinction: Humans;

• 3rd – Animal: Thylacine; Year of extinction: 1936; Cause for extinction: Humans.

X A atividade estará errada se o estudante inserir as informações acima em outros locais ou, então, não conseguir completar a tabela. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não consiga organizar as informações na tabela, é possível que não as tenha encontrado no texto ou, então, não tenha compreendido o que deveria ser inserido em cada coluna. Tendo em vista que essa organização prepara o estudante para a produção textual que virá adiante, é possível que, ao não dispor devidamente as informações na tabela, ele tenha mais dificuldade em desenvolver essa produção. Por esse motivo, o ideal é, constantemente, orientar os estudantes sobre como fazer esse tipo de estruturação e propor essa atividade como uma prática constante, lendo sobre diversas temáticas e identificando e organizando informações-chave, com a finalidade de produzir textos de diferentes gêneros.

3.
Objeto (s) de conhecimento:

Passado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)

Habilidade (EF07LI18):
Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Grade de correção

Espera-se que o estudante crie um pequeno texto descrevendo as informações que organizou na tabela e levando em consideração o público e a finalidade definidos. Para isso, ele deverá utilizar o passado simples para falar sobre os animais extintos. Uma resposta possível seria: These animals were extinct a long time ago. The Dodo was extinct in 1680 because of animal competition. The Great auk was extinct in 1844 because of human actions. The Thylacine was extinct in 1936 because of human actions, too.

X As legendas poderão ter diversos formatos, porém elas estarão incorretas caso o estudante não utilize o passado simples com precisão.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não consiga escrever a legenda utilizando os verbos no passado simples corretamente, é possível que não se recorde das formas verbais no passado ou de como utilizá-las em um texto. Nesse caso, é importante retomar o estudo sobre elas, enfatizando a diferença entre o singular e o plural do verbo to be no passado simples (was/were), mas não se limitando a ela. É recomendável, a partir disso, propor diversas atividades que envolvam a produção de pequenas frases e textos (escritos e orais) utilizando tais formas verbais. A prática constante fará com que os estudantes internalizem os conceitos.

4.
Objeto (s) de conhecimento:

Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

Habilidade:
(EF07LI14)
Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Grade de correção:

As produções dessa atividade poderão variar. Porém, independentemente das opções que os estudantes escolherem, é essencial que eles criem um gráfico de barras (1) levando em consideração o contexto pensado; (2) utilizando as informações que organizaram; e (3) complementando-o com a legenda, escrita no passado. Eles também deverão usar cores e tamanhos de barra diversos para diferenciar as informações. Uma possível organização do gráfico seria:


These animals were extinct a long time ago. The Dodo was extinct in 1680 because of animal competition. The Great auk was extinct in 1844 because of human actions. The Thylacine as extinct in 1936 because of human actions, too.

X A resposta estará incompleta se o estudante deixar de abordar algum dos três animais e suas respectivas informações com relação ao ano em que foram extintos. Estará incompleta também se ele não inserir o título e a legenda à sua produção.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não consiga elaborar um gráfico de barras, ele pode não estar familiarizado com essa estrutura. Nesse caso, é importante relembrar quais são as características principais do gênero a partir da leitura e da produção de gráficos de temas diversos. Recomenda-se enfatizar aspectos como: a disposição das informações nos eixos, a importância do tamanho e da cor das barras e a presença da legenda e do título como complementos essenciais para a ideia que se quer passar. Por meio dessa atividade, o estudante poderá visualizar as características próprias do gráfico e conseguirá produzi-lo com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário