EF07LI17, EF07LI19 - Atividade sobre polissemia em inglês 7ºano

 

1.Read the text below to answer the activities.

Animal records
Olympic athletes may be at the top of their game on the track and in the pool, but they’re no match for these amazing animal athletes. [...]

I. When hunting prey, a peregrine falcon can dive through the air at speeds reaching 200 miles (320 kilometers) an hour [...].

II. The gentoo penguin is the fastest diving bird, reaching speeds of up to 22 miles (35 kilometers) an hour when diving headfirst into icy waters.

III. The fastest recorded speed of a cheetah was 61 miles (98 kilometers) an hour, or as fast as a car on some highways. [...]

Based on:
<https://kids.nationalgeographic.com/explore/nature/animal-records/#peregrine-falcon-flying.jpg>.

Glossário

amazing: incríveis
dive through: mergulhar pelo
headfirst: de cabeça
highways: estradas; rodovias
hunting: caçando
icy waters: águas geladas
no match: não são páreos
pool: piscina
prey: presas
speed: velocidade
reaching: alcançando
recorded: registrada
track: pista de corrida

2. Read the first sentence of the text and pay attention to the word in bold. In what alternative below is the word pool used with a different meaning?

Olympic athletes may be at the top of their game on the track and in the pool, but they’re no match for these amazing animal athletes. [...]

a) The water of the hotel pool was very cold today!

b) I dropped my cup and now there is a pool of milk on the floor.

c) In summer, my family likes to swim at the club’s pool. It’s so fun!

d) My sister is learning how to swim. She takes swimming lessons in a big pool.

2. Read the text below and complete it with the appropriate pronouns.

Olympic athletes are fast, but some animals are faster. A cheetah, for example, can run over 98 kilometers per hour. _______ (it/ them) can easily overtake _______ (it/ them) in a competition!

Based on:
<https://kids.nationalgeographic.com/explore/nature/animal-records/#peregrine-falcon-flying.jpg>. .

Glossário

easily: facilmente
faster: mais rápidos
over: acima de
overtake: ultrapassar

GABARITO COMENTADO

1.
Objeto (s) de conhecimento:

Polissemia

Habilidade:
(EF07LI17)
Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

Comentários:

a) Nesse item, a palavra pool continua com o mesmo sentido do texto: “A água da piscina do hotel estava muito fria hoje!”

b) Essa é a única alternativa em que a palavra pool é usada com outro significado: “Eu derrubei minha xícara e agora há uma poça de leite no chão”. (correta)

c) Aqui, pool permanece com o mesmo sentido do texto: “No verão, minha família gosta de nadar na piscina do clube. É tão divertido!”.

d) O sentido da palavra pool permanece o mesmo aqui também: “Minha irmã está aprendendo a nadar. Ela faz aulas de natação em uma piscina grande”.

Orientações sobre  como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não tenha assinalado o item em questão, ele provavelmente não compreendeu o significado das frases ou não soube relacioná-las a um contexto diferente daquele do texto. Nesse caso, recomenda-se retomar o trabalho com essa e outras palavras e expressões, demonstrando a adequação delas em diversos contextos possíveis, para que a turma possa compreender seus significados variados de forma mais abrangente. Uma atividade possível seria oferecer palavras aos estudantes e pedir a eles que as insiram em textos diversos, de maneira a exercitar o significado de cada uma delas e aumentar o repertório lexical da turma.

2.
Objeto (s) de conhecimento:

Pronomes do caso reto e do caso oblíquo

Habilidade:
(EF07LI19)
Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

Grade de correção:
Para completar essa atividade corretamente, o estudante deverá inserir, respectivamente, it e them nas lacunas do texto.
X Inserir os pronomes em outra ordem ou deixar alguma opção em branco será considerado erro.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados:
Caso o estudante não complete a atividade corretamente, é provável que ele ainda tenha dúvidas com relação aos usos dos subject e object pronouns. Para mudar esse quadro, deve-se não só retomar esses usos, mas, principalmente, demonstrar quais as funções de cada um e qual sua posição na estrutura das frases em que aparecem. É importante que essa retomada seja uma prática constante, em que os estudantes compreendam exemplos e produzam enunciados com esses pronomes em várias situações, considerando temas diversificados. Isso fará com que a turma assimile esses conceitos com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário