Inglês 6ºano - Plano de aula BNCC: EF06LI01, EF06LI03, EF06LI16 (1ºbimestre)

Nesta sequência didática, os alunos vão refletir sobre o que já sabem de inglês, criar um jogo de soletração e interagir em inglês na sala de aula para esclarecer significados, palavras e expressões desconhecidas.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento
Construção de laços afetivos e convívio social

  • Funções e usos da língua inglesa em sala de aula
  • Construção de repertório lexical e autonomia leitora
  • Presença da língua inglesa no cotidiano

Habilidades
(EF06LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Objetivos de aprendizagem
Identificar palavras em inglês baseadas no conhecimento prévio.

  • Empregar linguagem de sala de aula para interagir com colegas e pedir esclarecimentos.
  • Criar um jogo de soletração em inglês em equipe.

Conteúdos
Brainstorm sobre palavras em inglês que já sabem

  • Interação em inglês na sala de aula
  • Ampliação do léxico
  • Criação de um jogo de soletração

Desenvolvimento 
Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1
Materiais e recursos:
Folhas A4
Opcional: dicionário bilíngue (1 para cada grupo de 4-5 alunos)

Procedimentos

Atividade 1
Alunos:
turma como um todo
Tempo estimado: 5 min

Iniciar a aula perguntando à turma que palavras em inglês eles já conhecem e ir anotando algumas respostas aleatórias no quadro. 

Aceitar as respostas que eles derem, incluindo diversas palavras que podem fazer parte do cotidiano deles. Esclarecer que podem ser quaisquer palavras que eles saibam, palavras em inglês que utilizamos em português ou outras que eles já conheçam. 

Se sentirem dificuldade, você pode dar algumas ideias, por exemplo, mencionando uma ou duas palavras que utilizamos em português (hot dog, mouse, skate), mas sugerimos, neste momento, deixá-los livres para apenas comentar por poucos minutos o que já sabem.

Atividade 2
Alunos:
grupos de 4-5 integrantes
Tempo estimado: 20 min

Pedir, então, que se organizem em grupos de 4 ou 5 integrantes. Comentar com eles que, em grupos, eles farão um levantamento sobre as palavras em inglês que já conhecem. 

Neste primeiro momento, você pode explicar que eles devem escrever quaisquer palavras em inglês que se lembrem e ir anotando-as em uma única folha. 

Certificar-se de que todos os alunos possam dar alguma contribuição para a lista. Se você notar que algum deles esteja com dificuldade, você pode incentivá-lo a lembrar dizendo que certamente ele já conhece palavras em inglês da área da tecnologia (internet, e-mail), das compras (shopping center), alimentação (hamburger, cookie). Não é necessário ficar apenas nos empréstimos linguísticos, pois a ideia é que o aluno possa também compartilhar o que já ouviu ou leu em outros lugares.

Por fim, orientá-los a trocar esse levantamento de palavras que criaram com outro grupo como forma de verificar se outros colegas incluíram palavras diferentes que eles não sabiam e deixar que troquem ideias por alguns minutos.

Atividade 3
Alunos:
turma como um todo
Tempo estimado: 15 min

Comentar com eles que, agora, vão categorizar essas palavras que listaram e você irá ajudá-los. 

Ir perguntando a eles se sabem identificar de que área (campo semântico) são as palavras que listaram. Desenhar no quadro uma tabela parecida com a seguinte e ir preenchendo com os alunos. Entretanto, estas são apenas algumas ideias e é possível que os alunos mencionem outras. Incluímos a seguir algumas sugestões de resposta. Não é preciso esgotar as sugestões de palavras dos alunos, mas, nesta etapa, estabelecer com eles as categorias.


Atividade 4
Alunos: grupos de 4-5 integrantes
Tempo estimado: 10 min

Eles podem voltar aos grupos anteriores ou reunirem-se em grupos diferentes.

Explicar agora que cada grupo ficará responsável por criar uma lista apenas de uma das categorias estabelecidas. Orientar os alunos a circular pela sala, por outros grupos, para coletar outras palavras para as suas listas.
 
Neste momento, incentivá-los a entrevistar os colegas para saber outras possíveis palavras. Eles podem perguntar por exemplo: How do you say amarelo in English? (yellow) ou Do you know how to say quatro in English? (four). Incentivá-los a utilizar algumas expressões utilizadas em sala de aula nesse momento de interação, para saber mais sobre o conhecimento de inglês dos colegas.

Por fim, eles devem voltar aos grupos para compilar outras palavras do mesmo campo semântico. Você pode orientá-los a eleger um membro do grupo que guardará a lista e ficará responsável por levá-la na aula seguinte ou pode pedir a eles que coloquem o nome da folha e que a entreguem a você. Na aula seguinte, eles vão utilizar essas palavras para criar uma competição de soletração.

Como opção, eles podem utilizar o dicionário bilíngue para encontrar outras palavras, caso queiram incluí-las na sua lista ou caso tenham dúvidas sobre alguma palavra que já ouviram, mas não se recordam bem. No entanto, a ideia é ativarem o conhecimento prévio e compartilharem o que sabem com os colegas.

Para trabalhar dúvidas
Você pode preparar previamente uma lista com algumas palavras que gostaria de trabalhar com seus alunos. No caso de dúvidas, você pode ir mencionando algumas dessas palavras e perguntando a eles se sabem o que significa: What’s the meaning of book? Ou ainda, apontar para alguns objetos e itens escolares e perguntar: What’s this?

Uma outra possibilidade também é escrever algumas dessas palavras com as letras embaralhadas no quadro e pedir aos alunos que as desembaralhem. Entretanto, certifique-se de que eles saibam o significado delas.

Avaliação
Para esta primeira aula, você pode propor que os grupos entreguem a você, no final da aula, a lista de palavras que criaram, como forma de ter uma ideia geral do conhecimento prévio dos alunos.

Aula 2
Materiais e recursos:
Lista com palavras, preparada pelos alunos na Aula 1.
Opcional: dicionário bilíngue (1 para cada grupo de 4-5 alunos)

Procedimentos
Atividade 1
Alunos: grupos de 4-5 integrantes
Tempo estimado: 5 min

Retomar as listas criadas pelos grupos na aula anterior, organizadas cada uma por campo semântico. Perguntar a eles se desejam incluir mais alguma outra palavra que tenham aprendido desde a última aula.

Atividade 2
Alunos: turma como um todo
Tempo estimado: 20 min

Explicar a eles que a turma vai realizar um jogo, chamado Spelling Bee, com as palavras que já conhecem em inglês. Escrever a expressão no quadro e perguntar a eles se sabem do que se trata. Se eles não souberem, perguntar o que significa spell e que pergunta em inglês costumamos fazer quando não sabemos escrever algum nome ou palavra (How do you spell?), depois, você pode guiá-los a deduzir sobre o que acham que é o jogo.
 
Dica: se julgar necessário e for possível, você pode reproduzir um trecho (cerca de 2 minutos) do seguinte vídeo que apresenta uma competição escolar de soletração: <https://www.youtube.com/watch?v=p7Sv1flCK_o> . O vídeo pode ser interessante também para ajudar os alunos a estabelecer as regras do jogo na etapa seguinte.

Esclarecer, se necessário, que se trata de um jogo de soletração. Essa competição pode ser individual, mas, na sala, eles jogarão em equipes, ou seja, nos grupos. 

Estabelecer com eles também as regras do jogo quanto ao tempo que cada grupo terá para soletrar uma palavra, como será a pontuação, quantas dicas poderão ser dadas etc. Por exemplo, se um grupo soletrar a palavra corretamente na primeira vez, ganha quatro pontos, se precisar de uma dica, ganha três pontos, se precisar de duas dicas, ganha dois pontos e, se precisar das três dicas, ganha apenas um ponto. Se não conseguir acertar com as dicas, não marca ponto etc. As dicas podem envolver, por exemplo, dar a definição da palavra; utilizar a palavra em uma frase; mostrar uma imagem que represente a palavra. 

Além disso, é importante estabelecer com os alunos as regras de conduta e comentar com eles sobre a importância de sermos sempre educados ao interagir com os colegas na sala de aula, mesmo durante uma competição. Neste momento, você pode retomar ou apresentar a eles as palavras please, thank you, hello, excuse me e perguntar em que momentos poderíamos utilizá-las na sala de aula e durante um jogo. Se julgar conveniente, você pode projetar a imagem a seguir:


Atividade 3
Alunos: grupos de 4-5 integrantes
Tempo estimado: 20 min

Em seguida, cada grupo deverá fazer uma seleção de palavras que farão parte do jogo. Eles podem escolher todas as palavras da lista que criaram ou você pode estabelecer com a turma um número para cada grupo, ou seja, para cada campo semântico trabalhado. Essas palavras serão aquelas que o grupo irá pedir a outro grupo que soletre. 

Explicar aos alunos que, para cada palavra da lista do grupo, eles deverão criar duas ou três dicas, conforme estabelecido nas regras, por exemplo, a definição da palavra e uma ou duas frases de exemplo. Caso eles tenham dúvida sobre uma palavra, orientá-los a consultar o colega, mas, se necessário, podem ainda consultar algum dicionário ou mesmo a internet, caso seja possível. Para a aula seguinte, quando ocorrerá o jogo, eles também podem providenciar algumas imagens que representem essas palavras ou criar na aula alguns desenhos, se for mais viável. Instruí-los a manter essas palavras e dicas para a aula seguinte.

Atividade 4
Alunos: turma como um todo
Tempo estimado: 5 min

Encerrar a aula perguntando aos alunos como foi a elaboração das dicas, que dificuldade encontraram e o que foi mais fácil para eles. Você pode pedir a eles que deem alguns exemplos de dicas e frases que criaram para compartilhar com a turma.

Para trabalhar dúvidas
Se os alunos tiverem dificuldade na definição e na criação de frases para cada palavra, você pode propor a eles outras dicas, como fazer uma mímica, mostrar o objeto, se for possível, ou, ainda, dizer a primeira letra em inglês daquela palavra ou alguma outra letra, mas sem dizer em que posição ela se encontra na palavra.

Avaliação
Enquanto os alunos realizam a atividade nos grupos, você pode circular pela sala e observar o engajamento de cada um deles na atividade. Criar uma tabela parecida com a abaixo, para ter um panorama de cada aluno.


Aula 3
Materiais e recursos:
Lista com palavras e dicas para o jogo de soletração preparado pelos alunos.

Atividade 1
Alunos: grupos de 4-5 alunos
Tempo estimado: 15 min

Começar a aula pedindo aos alunos que se organizem nos mesmos grupos da aula anterior para realizarem o jogo de soletração. Orientá-los a revisar suas listas de palavras, dicas e exemplos e fazer algum ajuste, caso julguem necessário.

Se for necessário, revisar o alfabeto com a turma: primeiro, você pode dizer as letras e pedir que as repitam e, depois, pedir a cada aluno que diga uma letra na sequência e cada vez mais rápido para ficar divertido ou, então, dizer alguma letra e pedir para o aluno dizer a próxima. 

Relembrar com os alunos as regras do jogo, também estabelecidas na aula anterior e, se considerar necessário, listá-las no quadro. Orientá-los ainda a, durante o jogo, interagirem em inglês na medida do possível, lembrando-os de serem educados com os colegas. Perguntar a eles que frases e perguntas eles acham que usariam durante o jogo e listar alguns exemplos no quadro, à medida que forem falando, se julgar necessário. Eles podem utilizar frases e expressões como: Spell the word..., please. How do you spell...? Can you repeat, please? I don’t understand, sorry. (May I have) the definition, please? (Can you say) a sentence with this word, please? Can I see a picture, please? 

Atividade 2
Alunos: grupos de 4-5 alunos
Tempo estimado: 30 min

Você pode sortear o grupo que deve iniciar ou os alunos mesmos podem acordar uma ordem. Após a ordem acordada, o grupo que iniciar escolhe a palavra e decide que outro grupo irá soletrá-la. 

Você poderá cronometrar o tempo que esse grupo terá para responder. Se o grupo não souber, deve pedir a primeira dica, se ainda não souber com a dica, deve solicitar mais uma dica, assim por diante, de acordo com as regras estabelecidas. 

Prosseguir o jogo, alternando os grupos e os participantes, até o término das palavras ou até o tempo estabelecido por você. O grupo que marcar mais pontos ganha a competição.

Dica: se for possível, estabelecer uma premiação simples para os alunos, com a autorização da direção. Por exemplo, itens de material escolares simples (lápis, borracha, canetas), livros de leitura ou mesmo guloseimas. Nesse caso, atentar para as guloseimas mais saudáveis e observar também a possibilidade de alunos com alergias ou restrições alimentares.

Atividade 3 + Avaliação final
Alunos: turma como um todo
Tempo estimado: 5 min

Ao término, perguntar aos alunos em que situações eles acham que poderiam ter de soletrar uma palavra ou um nome em inglês. Desafiá-los a soletrar o próprio nome rapidamente em duplas. Você pode incentivá-los a dizer o nome e depois soletrá-lo para o colega que, por sua vez, escreve e confere se está correto, por exemplo, My name is Thomas: T-H-O-M-A-S.

Para trabalhar dúvidas
Você pode preparar com antecedência uma lista de termos da linguagem de sala de aula e de expressões mais utilizadas em jogos e competições, e deixar exposta durante a aula para os alunos terem como referência e começarem a utilizá-la com mais naturalidade.

Avaliação
1. Ao final da sequência didática, os alunos foram capazes de ativar o conhecimento prévio e informal da língua inglesa?

2. Eles são capazes de identificar e produzir os sons do alfabeto em inglês?

3. Eles são capazes de soletrar algumas palavras com mais naturalidade?

4. Eles interagiram utilizando a linguagem de sala de aula de forma mais espontânea?

Ampliação
Como forma de ampliar, você pode propor aos alunos que realizem outro jogo de soletração com nomes e sobrenomes de pessoas. Nesse caso, você pode optar por nomes mais ou menos comuns. Você pode reproduzir para eles este vídeo, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aVaHvRLlHr0> e comentar a respeito da peculiaridade de alguns nomes irlandeses, que podem ser complicados e podem exigir soletração. A partir desse vídeo, os alunos podem pesquisar outros nomes incomuns de diversas nacionalidades e criar um jogo de soletração.

Avaliação Final
Como uma forma de avaliar o desempenho dos alunos e proporcionar também uma reflexão sobre o próprio aprendizado, você pode propor que respondam às seguintes perguntas em uma folha à parte e que a entreguem no final da aula. Esse registro poderá auxiliá-lo na elaboração do planejamento de aulas.

1. Responda às seguintes perguntas.
a) Que palavras em inglês você já sabia? Resposta pessoal.
b) Quais você aprendeu com seus colegas durante as atividades? Resposta pessoal.
c) Se você tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra que alguém acabou de dizer, que pergunta você poderá fazer a essa pessoa? Respostas possíveis: How do you spell...? Can you repeat, please? I don’t understand, sorry. (May I have) the definition, please? (Can you say) a sentence with this word, please? Can I see a picture, please?

2. Reflita sobre as perguntas que respondeu na Atividade 1 e selecione a alternativa que mais reflete a realidade. Respostas pessoais.
a) Consegui responder adequadamente a todas as questões sem dificuldades. (   )
b) Tive um pouco de dúvidas em algumas questões, mas acredito que tenha conseguido respondê-las. (   )
c) Tenho muitas dúvidas ainda e acho que preciso de ajudar para entender melhor o conteúdo. (   )

Nenhum comentário:

Postar um comentário