Planejamento anual de inglês de acordo com a BNCC - 6ºano

1ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Funções e uso da língua inglesa em sala de aula (Classroom language)
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar os estudantes a usar a língua inglesa em sala de aula por meio das expressões estudadas no decorrer do bimestre. Usar inglês em sala sempre que possível, em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objetos de conhecimento:

Hipóteses sobre a finalidade de um texto
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção de repertório lexical e autonomia leitora

Habilidades:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e refletir sobre eles.

Escrita
Objetos de conhecimento:
Planejamento do texto: organização de ideias
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Presente Simples (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Imperativo
Adjetivos Possessivos

Habilidades:
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos.

Dimensão intercultural
Objetos de conhecimento
Países que têm a língua inglesa como língua materna e/ou oficial
Presença da língua inglesa no cotidiano

Habilidades
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.

Relação com a prática didático-pedagógica
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa no mundo e em nosso cotidiano, valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

2ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Construção de laços afetivos e convívio social
Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade.

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e informações principais em textos orais simples sobre temas familiares.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar os estudantes a observar as diferentes configurações familiares com respeito, assim como as relações de amizade. Incentivar a turma a descrever suas próprias relações familiares e de amizade, suas rotinas e preferências.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Hipóteses sobre a finalidade de um texto
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção de repertório lexical e autonomia leitora
Partilha de leitura, com mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para que haja mobilização de conhecimentos novos e prévios dos estudantes. Estimular a turma a sempre reler os textos propostos, a refletir sobre eles. O trabalho com palavras cognatas é fundamental, pois é uma forma bastante relevante de aumentar a confiança do estudante em sua capacidade de compreensão.

Escrita
Objetos de conhecimento:
Planejamento do texto: brainstorming
Planejamento do texto: organização de ideias
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como prévios dos estudantes.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Caso genitivo (‘s)

Habilidades:
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (‘) + s.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos.

Dimensão Intercultural
Objetos de conhecimento:
Presença da língua inglesa no cotidiano

Habilidades:
(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante oportunizar a fruição de produtos culturais e avaliar de que formas nossa cultura recebe, consome, critica ou se apropria deles.

3ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Construção de laços afetivos e convívio social
Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, amigos, escola e comunidade.

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais simples sobre temas familiares.

(EF06LI05) Utilizar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Incentivar os estudantes a examinar como usam seu tempo livre e se há equilíbrio entre seus deveres e os momentos de lazer. Incentivar ainda a turma a investigar como a tecnologia faz parte da vida cotidiana e a levantar os benefícios e os malefícios dessa presença.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Hipóteses sobre a finalidade de um texto
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção de repertório lexical e autonomia leitora
Partilha de leitura, com mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Incentivar a turma a sempre reler os textos propostos, a refletir sobre eles. O trabalho com palavras cognatas é fundamental, pois é uma forma bastante relevante de se aumentar a confiança do estudante em sua capacidade de compreensão. Neste terceiro bimestre, buscar levantar e avaliar com a turma como as estratégias de leitura têm contribuído para seu desenvolvimento e aprendizagem.

Escrita
Objetos de conhecimento:
Planejamento do texto: organização de ideias
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)

Habilidades:
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos nos comunicar com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Neste bimestre, eles terão a oportunidade de contrastar dois tempos verbais no presente (presente simples e contínuo). Incentivar a turma a comparar os dois.

Dimensão Intercultural
Objetos de conhecimento:
Presença da língua inglesa no cotidiano

Habilidades:
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Relação com a prática didático-pedagógica:
Chamar a atenção dos estudantes para o fato de a língua inglesa ser usada fora dos países do eixo dominante.

4ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Construção de laços afetivos e convívio social
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar a turma a compreender e, consequentemente, respeitar a diversidade e incentivar os colegas a participar da aula. Encorajar os estudantes a falar sobre si mesmos e sobre pessoas com quem convivam ou que admirem.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Hipóteses sobre a finalidade de um texto
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção de repertório lexical e autonomia leitora

Habilidades:
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e a refletir sobre eles.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Caso genitivo (‘s)
Imperativo
Adjetivos possessivos

Habilidades:
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

(EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (‘) + s.

(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos nos comunicar com clareza, daí a importância de considerar o contexto de uso da língua no estudo desses aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário