Planejamento anual de inglês de acordo com a BNCC - 7ºano


1ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:

Funções e uso da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula
Estratégias de compreensão de textos orais (conhecimento prévio)
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores de em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar a levantar hipóteses sobre textos orais a fim de ativar conhecimentos prévios. Usar inglês em sala sempre que possível, em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objetos de conhecimento:

Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção do sentido global do texto
Objetivos de leitura
Leitura de textos digitais para estudo
Partilha de leitura

Habilidades:
(EF07LI06)
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e refletir sobre eles. Encorajar a turma a ler outros textos fora da esfera escolar que sejam do interesse dos estudantes.

Escrita
Objetos de conhecimento:

Planejamento de produção escrita com mediação do professor
Organização em parágrafos ou tópicos com mediação do professor
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI12)
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e que mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:

Construção de repertório lexical
Pronúncia
Passado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)

Habilidades:
(EF07LI15)
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI16) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Encorajar os estudantes a gradativamente construir sua habilidade comunicativa com base no que foi estudado anteriormente (conhecimento prévio) e em conhecimentos novos.

Dimensão intercultural
Objetos de conhecimento:

A língua inglesa como língua estrangeira no mundo
Variação linguística

Habilidades:
(EF07LI21)
Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa no mundo e em nosso cotidiano, valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

2ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Funções e uso da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula
Práticas investigativas
Estratégias de compreensão de textos orais (conhecimento prévio)
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI02)
Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar a levantar hipóteses sobre textos orais a fim de ativar conhecimentos prévios. Usar inglês em sala sempre que possível, em interações simples com os estudantes. Incentivar os estudantes a interagirem com os colegas a fim de aprender mais sobre eles e suas histórias.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção do sentido global do texto
Objetivos de leitura
Leitura de textos digitais para estudo
Partilha de leitura

Habilidades:
(EF07LI06)
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e a refletir sobre eles. Encorajar a turma a ler outros textos fora da esfera escolar que sejam do interesse dos estudantes.

Escrita
Objetos de conhecimento:

Planejamento de produção escrita com mediação do professor
Organização em parágrafos ou tópicos com mediação do professor
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI12)
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre as fases de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e que mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Polissemia
Passado simples

Habilidades:
(EF07LI15)
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Encorajar os estudantes a gradativamente construir sua habilidade comunicativa com base no que foi estudado anteriormente (conhecimento prévio) e em conhecimentos novos.

3ºBIMESTRE

Oralidade
Objetos de conhecimento:
Funções e uso da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula
Práticas investigativas
Estratégias de compreensão de textos orais (conhecimento prévio)
Compreensão de textos orais de cunho descritivo e narrativo
Produção de textos orais, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Encorajar a levantar hipóteses sobre textos orais a fim de ativar conhecimentos prévios. Usar inglês em sala sempre que possível, em interações simples com os estudantes. Encorajar os estudantes a interagirem com os colegas a fim de aprender mais sobre eles e suas histórias.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Construção do sentido global do texto
Partilha de leitura

Habilidades:
(EF07LI06)
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e a refletir sobre eles. Incentivá-la a ler outros textos fora da esfera escolar que sejam do interesse dos estudantes.

Escrita
Objetos de conhecimento:

Planejamento de produção escrita com a mediação do professor
Organização em parágrafos ou tópicos com a mediação do professor
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

Habilidades:
(EF07LI12)
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:
Construção de repertório lexical
Passado simples
Pronomes do caso reto e oblíquo
Verbo modal can (presente e passado)

Habilidades:
(EF07LI15)
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Encorajar os estudantes a gradativamente construir sua habilidade comunicativa com base no que foi estudado anteriormente (conhecimento prévio) e em conhecimentos novos.

4ºBIMESTRE

Oralidade
Objeto de conhecimento:
Funções e uso da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Habilidade:
(EF07LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Usar o inglês em sala de aula sempre que possível, em interações simples com os estudantes. Encorajá-los a interagir com os colegas a fim de aprender mais sobre eles e suas histórias.

Leitura
Objetos de conhecimento:

Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Objetivos de leitura

Habilidades:
(EF07LI06)
Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos em sala de aula ou em outros ambientes.

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre reler os textos propostos e a refletir sobre eles. Incentivar a turma a ler outros textos fora da esfera escolar que sejam do interesse dos estudantes.

Conhecimentos linguísticos
Objetos de conhecimento:

Construção de repertório lexical
Passado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Pronomes do caso reto e do caso oblíquo
Verbo modal can (presente e passado)

Habilidades:
(EF07LI15)
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Relação com a prática didático-pedagógica:
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Encorajar os estudantes a gradativamente construir sua habilidade comunicativa com base no que foi estudado anteriormente (conhecimento prévio) e em conhecimentos novos.

Dimensão intercultural
Objeto de conhecimento:
A língua inglesa como língua global na sociedade contemporânea

Habilidade:
(EF07LI21)
Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

Relação com a prática didático-pedagógica:
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa no mundo, valorizando as variações, o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário