Demais bimestres:
2ºbimestre
3ºbimestre
4ºbimestre
Objetos de conhecimento e habilidades
Oralidade
Objetos de conhecimento
- Negociação de sentidos (mal-entendidos no uso da língua inglesa e conflito de opiniões)
- Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral
- Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/ jornalístico
- Produção de textos orais com autonomia
Habilidades
(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
Relação com a prática didático pedagógica
Encorajar os estudantes a usar a língua inglesa em sala de aula em interações com os colegas e com o professor. Usar inglês em sala a maior parte do tempo em interações simples com os estudantes.
Leitura
Objeto de conhecimento
Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos
Habilidade
(EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
Relação com a prática didático pedagógica
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre refletir sobre os textos.
Escrita
Objeto de conhecimento
Revisão de textos com a mediação do professor
Habilidades
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
Relação com a prática didático pedagógica
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediada pelo professor e que mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. É importante também que seja dada a eles a oportunidade de compartilhar seus textos.
Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento
- Formação de palavras: prefixos e sufixos
- Verbos para indicar o futuro
- Quantificadores
Habilidades
(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
Relação com a prática didático pedagógica
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Incentivar a turma a revisar os aspectos léxico-gramaticais estudados neste ano escolar e em anos anteriores com frequência.
- Construção de repertório artístico-cultural
- Impacto de aspectos culturais na comunicação
(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa em várias esferas valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário