Planejamento de inglês 8ºano de acordo com a BNCC (3ºbimestre)

 

Oralidade
Objetos de conhecimento:

  • Negociação de sentidos (mal-entendidos no uso da língua inglesa e conflito de opiniões)
  • Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral
  • Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/ jornalístico

Habilidades:
(EF08LI01)
Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Relação com a prática didático-pedagógica
Incentivar os estudantes a usar inglês em sala de aula em interações com os colegas e com o professor. Usar esse idioma em sala a maior parte do tempo em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objeto de conhecimento:

  • Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Habilidade:
(EF08LI05)
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Incentivar a turma a sempre refletir sobre os textos.

Escrita
Objeto de conhecimento:

  • Revisão de textos com a mediação do professor

Habilidades:
(EF08LI09)
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre a fase de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. É fundamental também que seja dada a eles a oportunidade de compartilhar seus textos.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento:

  • Formação de palavras: prefixos e sufixos
  • Comparativos e superlativos

Habilidades:
(EF08LI13)
Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, o que justifica a importância do contexto no estudo desses aspectos. Incentivar com frequência a turma a revisar os aspectos léxico-gramaticais estudados neste ano escolar e em anos anteriores.

Dimensão Intercultural
Objetos de conhecimento:

  • Construção de repertório artístico-cultural
  • Impacto de aspectos culturais na comunicação

Habilidades:
(EF08LI18)
Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

(EF08LI20) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

Relação com a prática didático-pedagógica
Incentivar os estudantes a refletirem sobre o uso da língua inglesa em várias esferas, valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário