Planejamento de inglês 9ºano - 1ºbimestre (alinhado à BNCC)

Objetos de conhecimento e habilidades

Oralidade
Objetos de conhecimento

  • Funções e usos da língua inglesa: persuasão
  • Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo

Habilidades
(EF09LI01)
Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.

Relação com a prática didático pedagógica
Encorajar os estudantes a usar a língua inglesa em sala de aula em interações com os colegas e com o professor. Falar em inglês, em sala de aula, a maior parte do tempo, em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objetos de conhecimento

  • Recursos de persuasão
  • Recursos de argumentação
  • Reflexão pós-leitura

Habilidades
(EF09LI05)
Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.

(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.

(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

(EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

Relação com a prática didático pedagógica
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre refletir sobre os textos.

Escrita
Objetos de conhecimento

  • Escrita: construção da argumentação  
  • Escrita: construção da persuasão 
  • Produção de textos escritos, com mediação do professor/colegas

Habilidades
(EF09LI10)
Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

Relação com a prática didático pedagógica
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre as fases de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e que mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. É importante também que seja dada aos estudantes a oportunidade de compartilhar seus textos com os colegas e a comunidade.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento

  • Usos de linguagem em meio digital: “internetês”
  • Verbos modais: should, might, have to, may e might

Habilidades
(EF09LI13)
Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.

(EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

Relação com a prática didático pedagógica
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Incentivar a turma a revisar os aspectos léxico-gramaticais estudados neste ano escolar e em anos anteriores com frequência.

Dimensão Intercultural
Objetos de conhecimento 

  • Expansão da língua inglesa: contexto histórico
  • A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político
  • Construção de identidades no mundo globalizado

Habilidades
(EF09LI17)
Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Relação com a prática didático pedagógica
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa em várias esferas, valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um. 

Competências gerais desenvolvidas
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 

Competências específicas de Língua Inglesa
2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.
5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.

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