Planejamento de inglês alinhado à BNCC - 8ºano (2ºbimestre)

 

Clique aqui para ler os demais bimestres

Oralidade

Objetos de conhecimento:

  • Negociação de sentidos
  • Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos
  • Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/ jornalístico

Habilidades
(EF08LI01)
Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Relação com a prática didático-pedagógica
Encorajar os estudantes a usar inglês em sala de aula em interações com os colegas e com o professor. Usar inglês em sala a maior parte do tempo em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objetos de conhecimento:

  • Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos
  • Leitura de textos de cunho artístico/literário
  • Reflexão pós-leitura

Habilidades
(EF08LI05)
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre refletir sobre os textos.

Escrita
Objetos de conhecimento:

  • Revisão de textos com a mediação do professor
  • Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas

Habilidades
(EF08LI09)
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante que o trabalho de escrita tenha sempre as fases de planejamento, escrita e pós-escrita, que seja mediado pelo professor e mobilize tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. É importante também que seja dada aos estudantes a oportunidade de compartilhar seus textos.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento:

  • Formação de palavras: prefixos e sufixos
  • Verbos para indicar o futuro
  • Quantificadores

Habilidades
(EF08LI12)
Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos transmitir nossas mensagens com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos. Incentivar a turma a revisar, com frequência, os aspectos léxico-gramaticais estudados neste ano escolar e em anos anteriores.

Dimensão Intercultural
Objeto de conhecimento:

  • Construção de repertório artístico-cultural

Habilidade
(EF08LI18)
Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Relação com a prática didático-pedagógica
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa em várias esferas, valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário