Plano de ensino de inglês alinhado à BNCC 8ºano (4ºbimestre)

 

Clique aqui para ler os demais bimestres

Oralidade
Objeto de conhecimento:
Negociação de sentidos

Habilidade:
(EF08LI01)
Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Relação com a prática didático-pedagógica
Encorajar os estudantes a usar inglês em sala de aula em interações com os colegas e com o professor. Usar inglês a maior parte do tempo em interações simples com os estudantes.

Leitura
Objetos de conhecimento:
Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimentos de implícitos
Leitura de textos de cunho artístico/literário

Habilidades:
(EF08LI05)
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante conduzir as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura mobilizando tanto conhecimentos novos como o conhecimento prévio dos estudantes. Encorajar a turma a sempre refletir sobre os textos e não se ater somente às questões do livro para que a compreensão vá além do proposto pelas atividades.

Conhecimentos Linguísticos
Objetos de conhecimento:
Formação de palavras: prefixos e sufixos
Verbos para indicar o futuro
Comparativos e superlativos
Quantificadores
Pronomes relativos

Habilidades:
(EF08LI13)
Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Relação com a prática didático-pedagógica
É importante lembrar aos estudantes que a gramática e o vocabulário servem para que possamos nos comunicar com clareza, daí a importância do contexto no estudo desses aspectos.

Dimensão Intercultural
Objeto de conhecimento:
Construção de repertório artístico-cultural

Habilidades:
(EF08LI18)
Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Relação com a prática didático-pedagógica
Incentivar os estudantes a refletir sobre o uso da língua inglesa em várias esferas valorizando o convívio, o respeito à língua e à cultura de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário