Atividade de inglês com habilidades 6ºano EF06LI08, EF06LI25, EF06LI26

English Everywhere
Duração: 2 aulas

Relevância para a aprendizagem

Muitos elementos/produtos de países de língua inglesa são absorvidos pela sociedade brasileira, o que contribui para uma maior presença do idioma em nosso dia a dia. Podemos observar que várias palavras e expressões em inglês são utilizadas em diversas situações do nosso cotidiano, o que as torna mais familiares aos alunos. Além disso, muitas palavras em inglês, chamadas de palavras transparentes ou cognatas, são parecidas com sua forma no português, o que facilita sua compreensão. Reconhecer essas palavras e expressões, portanto, pode auxiliá-los na identificação do assunto de um texto e na ativação do conhecimento prévio sobre o tema.
Esta sequência didática apresenta propostas de atividades que buscam contribuir para a identificação da presença do inglês na sociedade brasileira, para a problematização de elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela nossa comunidade e para a identificação do assunto de um texto, com o reconhecimento de sua organização textual e de palavras cognatas.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer palavras e expressões em inglês utilizadas no dia a dia.

• Avaliar elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela nossa sociedade.

• Identificar o assunto de um texto com o apoio de palavras cognatas.

Objetos de conhecimento e habilidades (BNCC)

Objetos de conhecimento:
Presença da língua inglesa no cotidiano
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Habilidades:
(EF06LI25)
Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.
(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Desenvolvimento

Aula 1
Duração:
uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: individual; duplas; grupos
Recursos e/ou material necessário: cópias das imagens selecionadas

Atividade 1 (15 minutos)
Mostre as fotos a seguir aos alunos e peça a eles que digam quais palavras/expressões em inglês costumam ser usadas no Brasil para se referir a essas imagens. Se desejar, escreva as seguintes opções de resposta na lousa:



Em seguida, pergunte aos alunos se há correspondentes em português para esses termos e se, no dia a dia, eles costumam encontrar essas palavras com mais frequência em inglês ou seus correspondentes em português. Espera-se que eles indiquem que as palavras delivery, hot dog e sale podem ser substituídas, respectivamente, por (serviço de) entrega, cachorro-quente e liquidação. Jeans, milkshake e video game não costumam ser substituídas por termos equivalentes em português.
Como abordagem alternativa à atividade 1, e para incentivar o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, solicite, antecipadamente, que eles tragam para a aula fotos que se refiram a palavras/expressões em geral utilizadas em inglês pela sociedade brasileira (como, por exemplo, download, shampoo, diet, self-service, selfie) e as apresentem para que os colegas as identifiquem.

Atividade 2 (15 minutos)
Em duplas, peça aos alunos que escrevam no caderno outros exemplos de palavras/expressões em inglês que costumamos utilizar no dia a dia. Se desejar, solicite a eles antecipadamente que tragam para a aula exemplos de textos em português em que são empregadas palavras ou expressões em inglês e/ou que, ao longo de alguns dias, anotem todas as palavras em inglês que observarem que estão sendo utilizadas ao seu redor (em cartazes, embalagens de produtos, anúncios, programas de televisão etc.).
Ao corrigir a atividade, convide a turma a escrever suas respostas na lousa. Incentive-os a adquirir o hábito de anotar palavras e expressões novas em um espaço reservado para isso como, por exemplo, no caderno. Nesse espaço, eles podem usar tradução, sinônimos e/ou antônimos em inglês ou até mesmo desenhar. Apesar de a maioria das palavras e expressões apresentadas pelos alunos ser de conhecimento frequente, alguns podem desconhecer determinados termos. Assim, colocar essa estratégia em prática é uma boa oportunidade para apoiar alunos com alguma defasagem de aprendizagem.

Atividade 3 (20 minutos)
Organize os alunos em pequenos grupos, com quatro ou cinco integrantes, para que eles possam discutir questões relacionadas à presença da língua inglesa em nossa sociedade. Reproduza as perguntas a seguir na lousa e solicite que as copiem no caderno e conversem sobre elas.
a) Na sua opinião, por que, no dia a dia, usamos palavras em inglês como as mencionadas nas atividades anteriores?
b) Black Friday é um exemplo de evento criado nos Estados Unidos e que foi adotado no Brasil desde 2010. Na sua opinião, qual o impacto da introdução da comemoração desse dia no nosso país? Você conhece outros eventos de países de língua inglesa que foram introduzidos na nossa sociedade? Em caso afirmativo, qual(is)? O que você acha dele(s)? Por quê?
c) Como você avalia a absorção de elementos/produtos culturais de países de língua inglesa pela sociedade brasileira? Justifique sua resposta.

Ao corrigir o item a da atividade 2, espera-se que os alunos apresentem respostas como as sugeridas a seguir: “Porque muitos produtos são produzidos em outros países e o inglês é usado como língua de comunicação internacional entre falantes de diferentes idiomas.”; ”Porque algumas empresas acreditam que termos em inglês podem chamar mais atenção para seus produtos e marcas e, assim, aumentar as vendas.”; “Porque algumas tecnologias foram criadas em países de língua inglesa e, no Brasil, optou-se por manter os nomes originais, em vez de buscar correspondentes em português.”; “Porque alguns hábitos e costumes de países de língua inglesa foram incorporados pela nossa sociedade.”.

Com base no conteúdo do item b da atividade 2, comente que Black Friday é uma expressão que não costuma ser substituída por um termo equivalente em português porque se trata de uma tradição americana que foi incorporada pelos brasileiros. Explique que a adoção da Black Friday (evento de oferta de produtos com descontos na última sexta-feira de novembro) é uma estratégia do comércio para aumentar as vendas e deve ser avaliada pelo consumidor de modo criterioso para que não se torne apenas um estímulo a compras por impulso. Debata com eles os perigos do consumismo exagerado e destaque a importância do consumo consciente.
A partir dos itens b e c da atividade 2, destaque a importância de valorizar a cultura nacional e local e sempre avaliar criticamente a absorção de elementos/produtos culturais de países de língua inglesa. Comente também que a globalização e o imperialismo econômico, entre outros fatores, contribuíram tanto para o grande alcance do inglês em todo o mundo como para a disseminação de elementos/produtos culturais de países falantes dessa língua. Se houver interesse, essa questão pode ser aprofundada com a orientação do professor de História.

Aula 2
Duração: uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: individual; duplas
Recursos e/ou material necessário: cópias das imagens selecionadas

Atividade 1 (25 minutos)
Comente com os alunos que é muito comum o uso de frases em inglês em canecas e camisetas, como se vê nas imagens a seguir. Mostre as duas fotos aos alunos e reproduza as perguntas a-e na lousa. Na sequência, peça que as copiem no caderno e respondam a elas.

a) Você tem canecas, camisetas, canetas, bonés ou outros objetos com frases escritas em inglês? Em caso afirmativo, o que está escrito neles?
b) Você se preocupa em conhecer o significado das frases em inglês antes de comprar alguma coisa?
c) O que está escrito na caneca e na camiseta retratadas nas fotos? Há alguma palavra parecida com o português? Em caso afirmativo, qual?
d) Se você pudesse personalizar uma caneca ou camiseta, o que escreveria em inglês?
e) Na sua opinião, por que muitas pessoas preferem produtos com frases em inglês mesmo tendo o português como língua materna?


Antes de corrigir o exercício, peça aos alunos que comparem as respostas com as de um colega. Ao corrigir o item c da atividade 1, espera-se que eles respondam que, na caneca, está escrito “Uma vida simples” e, na camiseta, “feliz”. Também é esperado que eles reconheçam que a palavra simple tem a grafia parecida com a de “simples” em português. As respostas aos demais itens são pessoais. Tomando como ponto de partida o item e, discuta a possível valorização excessiva da cultura estrangeira e destaque a importância de valorizar a própria cultura.

Como abordagem alternativa à atividade 1, e de forma a incentivar o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, solicite, antecipadamente, que eles tragam para a aula objetos ou fotos de objetos com frases escritas em inglês.

Atividade 2 (25 minutos)
Mostre as fotos a seguir aos alunos e reproduza as perguntas a-d na lousa. Na sequência, peça que as copiem no caderno e respondam a elas em duplas.
a) O que as pessoas retratadas nas fotos estão fazendo?
b) Quais palavras são parecidas com o português? O que elas significam?
c) Qual é o assunto de cada cartaz?
d) Em algumas manifestações no Brasil, são utilizados cartazes escritos em inglês. Na sua opinião, por que isso acontece?


Ao corrigir o item a da atividade 1, espera-se que os alunos digam que as pessoas nas fotos estão participando de protestos, manifestações. No item b da atividade 1, espera-se a identificação das seguintes palavras parecidas com o português: quality (qualidade), respect (respeitam e respeitem), equality (igualdade), racist (racistas), attacks (ataques), protect (protejam) e disarm (desarmem). Em relação ao item c, espera-se que os alunos identifiquem os seguintes assuntos em cada imagem: luta por direitos iguais (primeira foto), luta pelo respeito a todas as mulheres (segunda foto), luta contra o racismo (terceira foto) e luta pelo desarmamento (quarta foto). No item d, espera-se que os alunos concluam que cartazes em inglês podem ser usados em manifestações no Brasil para que a mensagem possa ser compreendida por pessoas que não saibam português, caso imagens da manifestação sejam divulgadas para outros países. Nesse caso, o inglês é utilizado como língua para comunicação internacional.

Aferição do objetivo de aprendizagem
Sugerimos a seguir formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. São apresentadas propostas de autoavaliação e questões que auxiliam na aferição das habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

Formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos 
Para avaliar o que os alunos aprenderam ao longo do desenvolvimento desta sequência didática, algumas práticas podem ser implementadas. Observe a participação dos alunos em cada atividade realizada nas duas aulas e verifique se são capazes de reconhecer palavras e expressões em inglês utilizadas no dia a dia. Ao longo de cada aula e/ou ao final delas, faça breves anotações sobre o que observar e, assim que possível, reveja-as e complemente-as, se necessário.
Além de observar a participação dos alunos na realização das atividades propostas, o professor pode solicitar a criação de um relatório ou portifólio individual (impresso ou digital), para que cada aluno registre o que aprendeu e descreva como se sentiu durante as aulas dedicadas à sequência didática. Podem ser incluídas anotações sobre sua produção em cada atividade (individual, em duplas e/ou em grupos) desenvolvida nas duas aulas da sequência didática. Quando for pertinente, o aluno pode utilizar recursos como fotos, vídeos etc.
Outra sugestão é solicitar que façam breves apresentações orais após a realização de cada sequência didática. Os alunos podem se organizar em pequenos grupos para, juntos, compartilhar suas experiências de aprendizagem e apresentar suas principais conquistas e desafios ao realizar as atividades propostas.

Proposta de autoavaliação pelos alunos
Se desejar, apresente as perguntas abaixo para guiar uma autoavaliação do desenvolvimento das atividades desta sequência didática. Reproduza o seguinte quadro na lousa para que eles copiem as perguntas no caderno e respondam a elas. Se possível, faça uma cópia do quadro e distribua-a para a turma.


Questão para auxiliar na aferição
Observe a imagem e a legenda que a acompanha para responder às questões a seguir.


Northwest Washington, Washington, United States
On a rain-soaked day, thousands marched on Washington, D.C., to fight for science funding and scientific nalysis in politics.

a) O que as pessoas retratadas na imagem acima estão fazendo?
b) Quais palavras em inglês são parecidas com o português? O que elas significam?
c) Qual é o assunto dos cartazes?

Gabarito das questões
a) As pessoas estão protestando./As pessoas estão participando de uma marcha/manifestação.
b) Imagem: Science (Ciência), serving (servindo), common (comum), protecting (protegendo), community (comunidade), scientists (cientistas), solution (solução), universal (universal).
Legenda: marched (marcharam), science (ciência), scientific (científica), analysis (análise), politics (política).
c) Os cartazes são sobre o apoio à ciência (na política).

Nenhum comentário:

Postar um comentário