Avaliação diagnóstica de inglês 9ºano com gabarito e habilidades (PDF)


AVALIAÇÃO EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de identificar o propósito do texto.  
(EF06LI08)
Resposta: c
Caso os/as estudantes não consigam chegar à resposta correta, sugere-se orientá-los/as a observar a organização do texto e a buscar palavras cognatas, para que possam entender a ideia geral. Depois, os/as estudantes podem ler as alternativas e escolher a que mais indica o propósito do texto.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de localizar informação específica no texto.
(EF06LI09)
Resposta: For 2 days.
Caso os/as estudantes tenham dificuldade em encontrar a resposta, recomenda-se levá-los/as primeiro a identificar que tipo de informação devem buscar. Perguntar o que how long representa e, então, induzi-los/as a buscar por um número no texto. Após encontrar, pedir que verifiquem como esse número pode ser usado na resposta.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de relacionar as partes de um texto para construir seu sentido global.
(EF07LI08)
Resposta possível: The book is about home remedies.
Recomenda-se explorar os outros elementos do texto, como o nome do livro, o autor e o número da página, para apresentar aos/às estudantes que o trecho analisado é um fragmento de uma obra complexa e específica. Dessa forma, eles/elas poderão usar as pistas além do texto para auxiliar na resposta à questão.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer prefixos e sufixos.
(EF08LI13)
Respostas possíveis: I. Unusually, antihistamines, discontinue, disappear. II. Medically, unusually, quieters.
Fazer uma revisão dos prefixos e sufixos caso os/as estudantes não consigam identificá-los no texto. Lembrá-los/as de que muitos prefixos e sufixos usados em língua inglesa são similares ou iguais aos utilizados em língua portuguesa, então, pedir que busquem por todos os exemplos que conseguirem identificar.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade de usar corretamente some, many e any em contexto.
(EF08LI16)
Resposta: d
Caso os/as estudantes apresentem dificuldade em usar as palavras de forma correta, fazer uma revisão indicando o uso de cada uma delas.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.
(EF08LI14)
Resposta: will reward.
Indicar aos/às estudantes que o tempo verbal a ser utilizado é o futuro e rever a forma e o uso de will, que já foram apresentados na unidade.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade de utilizar repertório lexical relativo a previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14)
Respostas possíveis: 
I. He will probably sleep early. 
II. She will definitely take some medicine. 
III. She will likely drink hot tea with lemon. 
Caso os/as estudantes tenham dificuldades nessa questão, relembrá-los/as sobre os problemas de saúde mais comuns e o que as pessoas geralmente fazem em situações assim. Indicar, ainda, que mais de uma opção pode estar correta.

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade de produzir um tweet com previsões para o futuro.
(EF08LI11)
Respostas pessoais.
Espera-se que os/as estudantes possam escrever um tweet, usando o futuro com will, para descrever seus planos e expectativas para o futuro. Caso demonstrem incerteza, sugere-se auxiliá-los/as com a forma correta do verbo e rever o vocabulário apresentado em sala. Se necessário, retomar as características do gênero, as etapas de planejamento, a produção de rascunho, a revisão e a edição final, para que consigam um resultado satisfatório na produção escrita.

Questão 9
Esta questão avalia a habilidade de utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: previsões, possibilidades e probabilidades.
(EF08LI04)
Respostas pessoais. 
Caso os/as estudantes apresentem dificuldades em fazer a descrição, retomar os problemas de saúde vistos e a forma do futuro com will.

Nenhum comentário:

Postar um comentário